O que é a Falcoaria


 
Democrática, universal, transcendente, a Falcoaria é antes de tudo uma maneira de viver conectada com a natureza, se baseia em criar um vínculo com as aves de rapina, laço este acima de tudo de confiança entre falcoeiro e sua ave, uma parceria entre dois predadores que podem viver sozinhos, mas decidem coexistir para beneficio de ambos.

​Através do seu estudo histórico, se aprende não apenas sobre os primórdios da Falcoaria, mas acima de tudo sobre a sua importância. Não é por acaso que a falcoaria foi considerada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade em 16 de Novembro de 2010 pela UNESCO.




3º Encontro Internacional de Falcoaria - Agosto, 2015.
Missiones Argentina. Participação de falcoeiros de mais de 40 países



"A Falcoaria tem um poder, uma capacidade admirável: unir povos"


Muitas pessoas não entendem a magnitude da falcoaria, acham que ela é apenas a caça com uma ave de rapina treinada em ambiente natural. Claro, esta definição é correta, mas é simplória, pequena, resumida. A falcoaria vai muito além disso, uma arte que surgiu nos primórdios da humanidade, há pelo menos 3 mil anos, e ajudou o ser humano a evoluir ao o que ele é hoje.

"Sim, evolução conjunta, é isso o que a falcoaria proporciona ao falcoeiro, uma evolução espiritual, uma evolução de comportamento, de consciência ambiental, até mesmo de caráter."

As aves de rapina nos elevam, o convívio com elas nos resgata de nós mesmos. O ser humano hoje vive tão preso ao capitalismo selvagem, ao ciclo vicioso de trabalho e consumo que causa a destruição do planeta em uma velocidade cada vez maior, e quando você resolve se dedicar as aves de rapina tudo muda: seus objetivos, responsabilidades, rotina, mas acima de tudo a forma de ver a vida.

Você troca os grandes centros urbanos pelo campo, você passa a preservar os recursos não renováveis porque passa a ter uma maior consciência deles. Você passa a se enxergar pequeno perante a grandeza da natureza e da cadeia alimentar.




As aves de rapina nos ensinam, são as maiores professoras que já tive na vida. E acima de tudo, a falcoaria resgata vidas que já estavam perdidas, são tantos casos de pessoas que recomeçaram graças à convivência com uma ave de rapina.

​A falcoaria une falcoeiros de distintos países, culturas, religiões, de uma maneira que poucas artes ou esportes conseguem, tornando desconhecidos em amigos imediatamente.

Desde 2015 o site Diário de Falcoaria tem o objetivo de difundir a Falcoaria em língua portuguesa, e através de suas publicações em vários idiomas, aproximar falcoeiros e educadores ambientais de todo o mundo, facilitando a troca de conhecimento entre diferentes culturas.

Kátia Boroni

Jornalista (MTB: 002.0435/MG)


Leia também no link: https://diariodefalcoaria.wixsite.com/diariodefalcoaria/falconrymeaning




Comentários

Postagens mais visitadas