• Kátia Boroni

Salvando os Condores da Califórnia



O condor da califórnia, um abutre ameaçado pelas turbinas eólicas, será ajudado pelo projeto de reprodução em cativeiro de uma empresa de energia eólica americana, em conjunto com o Zoológico de Oregon.


10 de Março de 2021.

Kátia Boroni I MTB: 002.0435/MG

Matéria baseada no original de The Guardian, de 01 de Março de 2021



A energia eólica é uma fonte renovável e limpa de energia, porém as hélices podem também mutilar e matar aves, incluindo as aves de rapina. Um projeto de uma empresa energética da Califórnia quer ajudar a salvar os condores da Califórnia, espécie que está ameaçada de extinção.


De acordo com a matéria do The Guardian, uma empresa de energia da Califórnia está se unindo a funcionários federais da vida selvagem e ao Zoológico de Oregon em um projeto inovador para aliviar a situação do Condor da Califórnia (Gymnogyps californianus), uma espécie de abutre criticamente ameaçada pelas turbinas eólicas gigantes nas montanhas Tehachapi, a nordeste de Los Angeles.


A empresa Avangrid Renewables, que opera 126 turbinas como parte de seu projeto de energia eólica chamado Manzana, financiará a reprodução das aves em cativeiro para substituir qualquer uma que possa ser morta pelas lâminas das turbinas de 77 metros de diâmetro.


De acordo com uma declaração dada ao Los Angeles Times, Scott Sobiech, supervisor de campo do US Fish and Wildlife service (FWS), a empresa irá trabalhar juntamente com uma instituição de reprodução em cativeiro para financiar a reprodução de condores para posterior soltura na natureza.



O condor da Califórnia, o maior pássaro terrestre voador da América do Norte, com uma envergadura de 9,5 pés (2,9 metros), permanece em perigo crítico, tendo sido salvo da beira da extinção há quatro décadas para uma população atual de cerca de 518 pássaros na natureza, de acordo com o FWS. Não há registro de condores mortos na planta de Manzana, inaugurada em 2012. Mas a iniciativa de reprodução reflete a crescente ameaça à espécie.


Amy Parsons, gerente de operações de vida selvagem da empresa Avangrid, disse que o objetivo de sua empresa é minimizar o risco de mortalidade dos condores, sendo que isso pode ser considerado como uma vitória para a espécie.


Cerca de 100 condores habitam atualmente a região do condado de Kern onde as turbinas estão localizadas, todos resultados de um programa de reprodução em cativeiro estabelecido pelo FWS em 1987, quando restavam apenas duas dúzias das aves.



O programa começou a reintroduzir os condores de volta à natureza em 1992 e, em 2008, o número de condores selvagens ultrapassaram os que estavam em cativeiro pela primeira vez em décadas. O jornal The Times disse que alguns condores foram encontrados recentemente pousados perto do parque nacional de Yosemite, 480 quilômetros ao norte da usina de Manzana, pela primeira vez em meio século.


A ameaça à vida selvagem das turbinas de energia renovável tem sido uma preocupação crescente para os ambientalistas. Em 2013, um estudo da Wildlife Society sobre as mortes de pássaros e morcegos na área de recursos eólicos de Altamont Pass, na Califórnia, projetou 573.000 mortes de pássaros por ano em todo o país, incluindo 83.000 aves de rapina e 888.000 mortes de morcegos.




O projeto de mitigação da Avangrid proposto prevê ferimentos acidentais fatais em até dois condores adultos que voam livremente e a perda de seus dois filhotes ou dois ovos ao longo de 30 anos, relatou o The Times.


A empresa pagará US$ 527.000 ao longo de três anos para reproduzir seis condores no Jonsson Center for Wildlife Conservation do Oregon Zoo, uma das quatro instalações que reproduzem condores. A Fundação Avangrid já financiou a compra de freezers e outros equipamentos no local.





Referências:


https://www.theguardian.com/us-news/2021/mar/01/california-condor-endangered-wind-turbines-breeding


https://www.latimes.com/environment/story/2021-02-28/wind-power-company-will-breed-endangered-california-condors


https://wildlife.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/wsb.260


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo