• Kátia Boroni

Falcoaria com águias douradas em Nevada, EUA.


Projeto de lei quer autorizar a Falcoaria com águias douradas em Nevada, EUA. O objetivo é que os falcoeiros possam ajudar na conservação da espécie.


27 de Fevereiro de 2021.

Kátia Boroni I MTB: 002.0435/MG

Matéria baseada no original de Sierra Nevada Ally, de 24 de Fevereiro de 2021


Nevada é um dos três estados americanos onde o uso das águias douradas na falcoaria ainda é ilegal. A proposta é que com esta permissão os falcoeiros poderão ajudar na reabilitação e reintrodução desta espécie na natureza.



Nos Estados Unidos a utilização da águia dourada (Aquila chrysaetos) na falcoaria é proibida em três estados: Nevada, Dakota do Norte e Havaí. Um projeto de lei quer incluir a águia dourada na lista de espécies permitidas na prática da falcoaria de Nevada, justamente pensando em como a comunidade falcoeira poderá contribuir na sua conservação e reabilitação.


De acordo com o mestre falcoeiro americano Corey Dalton, a lei do estado de Nevada proíbe a posse de águias douradas, o que impede que os veterinários encaminhem águias douradas feridas a falcoeiros, para que possam ser reabilitadas para posterior soltura. Sem reabilitadores, as águias são eutanasiadas.



Corey Dalton acredita que esta é uma oportunidade para que os falcoeiros repitam a experiência de sucesso com o falcão peregrino. Na década de 70 os falcões peregrinos entraram na lista de espécies ameaçadas de extinção, o declínio da sua população foi tão acentuado que em algumas regiões da costa oeste americana desapareceram entre 80 a 90% dos falcões peregrinos. O motivo foi descoberto após pesquisas, que encontraram altos níveis do pesticida DDT no organismo dos falcões, que foram contaminados por ingerirem aves que se contaminaram, por sua vez, ao se alimentarem de sementes ou insetos contaminados pelo pesticida. Como consequência da contaminação, os ovos dos falcões peregrinos ficaram com suas cascas tão finas que eles facilmente quebravam, ou simplesmente não eclodiam. Sem filhotes, a população iria desaparecer totalmente em pouco tempo. Uma ação conjunta de veterinários, governo e falcoeiros, através do fundo peregrino, conseguiram salvar a espécie da extinção, e em 1999 ela saiu da lista de espécies ameaçadas.


Dalton destaca que os esforços com o falcão peregrino tiveram sucesso porque foram os falcoeiros quem reproduziram em cativeiro os falcões, e em cooperação com o governo federal realizaram solturas das aves na natureza.



Agora são as águias douradas que podem ser beneficiadas por esta parceria. A veterinária referência em reabilitação de águias douradas nos Estados unidos, Dra. Vicki Joseph, de Roseville, CA. encontra muita dificuldade em encontrar falcoeiros, habilitados a manejar águias, em número suficiente para receberem as águias para reabilitação.


Os benefícios para as águias serão vários. Um exemplo seriam as águias douradas que ficam feridas pelas hélices das fazendas eólicas que poderão ser reabilitadas, e as demais águias encontradas na região poderão ser capturadas e realocadas a áreas mais seguras, e também usadas na falcoaria.


As águias douradas precisam, após o tratamento e a liberação do médico veterinário, serem voadas, musculadas e treinadas antes de sua soltura na natureza, por falcoeiros com permissão para voar águias. Segundo Dalton, os falcoeiros são a melhor escolha para realizar esta função, já que estão sempre voando aves. Além disso, os falcoeiros de Nevada poderão receber as águias de qualquer outro estado, diminuindo assim a necessidade da eutanásia. Nevada possui terrenos adequados para o treinamento e soltura de águias douradas, por isso os falcoeiros aguardam ansiosos a aprovação do projeto para que possam ajudar na conservação destas magníficas aves de rapina.


Referências:

https://www.nationalgeographic.com/animals/birds/facts/golden-eagle

https://sierranevadaally.org/2021/02/24/bill-would-open-the-door-for-golden-eagle-falconry-in-nevada/

www.fws.gov


#diariodefalcoaria #falcoaria #avesderapina #noticiasfalcoaria #falconryjournal #conservationofbirdsofprey #falconryjournalism #periodismocetrero #falconryjournalist #birdsofprey #avesdepresa #aguias #aguiadourada #Aquilachrysaetos #fundoperegrino #falcaoperegrino #goldeneagle #reabilitação #reintroduçãodefauna #falconryinnevada #eagles

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo