• Kátia Boroni

Primeiras Ninhadas dos Dongos e Mercol



17/02/2016


Nasceu a primeira ninhada dos dongos que comprei de um biotério.

São 9 filhotes, já estão bem espertos e só mamam e dormem o dia todo! Ontem foi quando vi que tinham nascido, e as três fêmeas lamberam os filhotes até ficarem limpos. Nasceu um filhote morto e vi o pai pegá-lo e correr para o outro canto da caixa e comê-lo.

A colonia de dongos que comprei do pet shop não deu certo, reproduziram duas vezes e imediatamente comeram os filhotes. Recomendo a todos a comprarem matrizes de um biotério, assim terão garantia de qualidade das matrizes!

Agora é só esperar as outras duas fêmeas de dongo terem bebês e o meu casal de Mercol, Minnie e Mickey terem sua prole!

18/02/2016

Mais uma ninhada! Os Dongos tiveram mais uma ninhada, tá difícil de contar mas parece que nasceram 9 também. Incrível a diferença de tamanho entre a primeira ninhada que nasceu há dois dias e a nova. Os mais velhos já andam pela caixa mesmo cegos, e são bem rápidinhos. Percebi que uma fêmea levou um filhote de cada ninhada para o outro lado da caixa, mas pelo visto está indo tudo bem. Enchi a caixa de comida e um barulhinho na caixa ao lado chamou a minha atenção...

Minnie, a minha mercol, teve sua primeira cria! Ela parece ser bem mais maternal do que os dongos, porque não saia de cima dos filhotes. Não demonstrou nenhum comportamento agressivo, eu consegui até dar ração na boca dela, mas ela não se afastou deles nem pra ir comer. Percebendo isso eu joguei ração bem perto dela, e ela comeu bastante. Mickey pareceu bem tranquilo também, chegava perto dela mas não pertubou os filhotes, que estavam chorando querendo mamar. Não consegui contar direito, mas acho que são uns 9 filhotes. Como é a primeira cria eu não toquei neles,mas nas próximas eu vou tirar foto para vocês verem como é gritante a diferença dos neonatos de ambas as espécies.

Agora falta mais uma fêmea de Dongo dar a luz. Acompanhem o site e a fanpage que eu vou contando mais novidades para vocês!

Beijos,

Kátia.


0 visualização

Kátia Boroni é jornalista, e escreve sobre Falcoaria, aves de rapina e

Educação ambiental para os sites Diário de Falcoaria e Corujando por aí. 

 

Kátia Boroni is a journalist, and writes about Falconry, birds of prey and environmental education for the websites Diário de Falcoaria and Corujando por aí.

Webmaster: Kátia Boroni 2015

 MTB: 002.0435/MG