Kátia Boroni é jornalista, e escreve sobre Falcoaria,

aves de rapina e Educação ambiental para os sites

Diário de Falcoaria e Corujando por aí.

Webmaster: Kátia Boroni 2015

 MTB: 002.0435/MG

KB

Entrevistas  

Renomado Falcoeiro Espanhol, Membro da Associação Espanhola de Falcoaria. Autor dos Livros “Açor, Deus o fez Eterno” e "A Lenda da Águia de Harris”. É um dos responsáveis pela introdução da competição Sky trial na Espanha.

Gustavo Trainini

Sócio fundador da empresa Hayabusa, ele reproduz várias espécies de aves de rapina, como o falcão peregrino e o falcão de coleira pichinchae. Durante muitos anos foi o responsável pelo controle com a falcoaria no Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre/RS.

 Bob Dalton é americano e um dos mais importantes falcoeiros do mundo. Tem mais de quarenta e cinco anos de experiência trabalhando e treinando aves de rapina, além de ser autor de vários livros de falcoaria.

Ronivon Viana é um dos primeiros e mais importantes falcoeiros do Brasil. É o proprietário do Criatório Enfalco, que comercializa várias espécies de aves de rapina, entre elas as corujas. Nesta entrevista exclusiva ele fala tudo sobre a espécie Coruja de igreja (Tyto furcata).

Renomado Falcoeiro inglês, e o maior reprodutor de águias do mundo, que inclusive conseguiu a proeza de reproduzir as primeiras águias douradas por inseminação artificial fora de um laboratório, em sua fazenda na Escócia.

Importante Falcoeiro Brasileiro, sócio Proprietário da CEPAR (Centro de Preservação de Aves de Rapina), responsável pelo controle de fauna com uso da Falcoaria no aeroporto do Galeão- RJ.

Um Holandês apaixonado por aves desde criança, dono hoje de um criatório especializado na reprodução das corujas de igreja da subespécie Tyto Alba Alba, as mais brancas que existem.

Falcoeiro brasileiro conta sua experiência trabalhando com a Falcoaria no Brasil e na Europa, e como é voar uma águia dourada.

É a administradora do Centro Internacional de Aves de Rapina no Reino Unido, e é uma das mais importantes falcoeiras, reprodutora de aves de rapina e autora de livros do mundo. Além disso, é uma das referências no estudo, treinamento e reprodução de corujas.

Biólogo especializado em resgate de fauna, ambientalista nato, falcoeiro experiente, fotógrafo da natureza e um artista que retrata  as mais diversas espécies de aves de rapina em suas pinturas.

Falcoeira americana, trabalha com controle de fauna  na empresa Falcon Force, e nos conta como é este trabalho com falcoaria nos Estados Unidos.

Leo Fukui é muito importante para a Falcoaria Brasileira. Além de ser um dos fundadores da associação Brasileira de Falcoaria, a ABFPAR, é também o dono do Criatório Fukui, que reproduz comercialmente as espécies Gavião Asa de telha e falcão quiriquiri.

Ed Pitcher e Ricardo Velarde são os autores de um livro que ao invés de ensinar técnicas propõe pensar no seu relacionamento com a sua ave, eis onde se encontra o segredo em se voar falcões de cativeiro com o mesmo desempenho dos selvagens.

Hildegardo Gomes é um falcoeiro respeitado no Brasil, especialista na espécie falco femoralis.  Um dos pioneiros da falcoaria brasileira, isolado em uma pequena cidade do Piauí, superou todas as dificuldades para se tornar Falcoeiro.

Falcoeiro americano, autor do Livro "American Kestrel in Modern Falconry", sobre o falcão quiri-quiri (Falco sparverius). Ele gentilmente permitiu que eu traduzisse o seu livro ao português.

Delo Verginio é paulista de Mogi-Guaçu, graduado em medicina veterinária e pós graduado em patologia clínica veterinária. Ele atua em gestão de fauna com ênfase em aeroportos na empresa Falco Brasil Serviços Ambientais. Foi o criador do blog A Bússola do Falcoeiro, que por muito tempo guiou os iniciantes desta arte milenar.

É um dos falcoeiros mais reconhecidos em todo o mundo, e contribui não só com a sua grande experiência na falcoaria, mas também com a publicação de vários livros e documentários e como um advogado ambiental na conservação das aves de rapina. 

Hilário é biólogo, falcoeiro e o responsável pela visibilidade das importações de aves de rapina nos últimos anos no Brasil. Para quem acredita que ter uma ave européia é algo impossível, saiba mais como funciona o processo de importações na sua entrevista a seguir

O Doutor Salman Ahmad é um veterinário paquistanês especializado em aves de rapina, especialmente falcões, que vive desde os últimos 10 anos em Abu Dhabi e trabalha na sua clínica Gulf Vet care for Falcons, em Al wathba, Abu Dhabi.

Rafael Nudelman é veterinário especializado em animais exóticos,

sócio-proprietário da clínica PróSilvestres no Rio de Janeiro, e nos

conta como é o seu trabalho dedicado às aves de rapina.

 

Falcoeiro Espanhol, trabalha no parque Sendaviva de Arguedas por 12 anos, e é autor do livro Falcoaria Espanhola com águia dourada , o primeiro livro em espanhol que ensina como treinar, voar e caçar com uma águia dourada

Ornitólogo especialista em aves de rapina, é o responsável pelo site Aves de Rapina Brasil, uma das maiores referencias brasileiras dedicado à estas aves fascinantes.  

Falcoeiro americano de Eastland, Texas, ele nos conta como é a falcoaria nos EUA, e sua experiência voando as mais diversas espécies de aves de rapina.

Mari Aprile é biológa e é a pioneira no trabalho com interação animal assistida com aves de Rapina no Brasil. 

Experiente falcoeiro Espanhol, é o autor do livro: Cetrería Tradicional: La caza de la perdiz roja por Altanería.

Veterinário especializado em silvestres e proprietário da clínica veterinária VETFAUNA Especialidades veterinária, em Sarzedo (Grande BH – Minas Gerais), voltada ao atendimento especializado a Animais de Companhia,  Selvagens e  Exóticos

Rodney Stotts é prova de como a Falcoaria e as aves de rapina podem mudar a vida de uma pessoa completamente, dando a ela um novo sentido, e um recomeço. Ex-traficante de drogas em Washington DC, foi uma coruja que o salvou de si mesmo, e hoje ele se dedica à conservação das aves de rapina e a educação ambiental.

Entrevista em vídeo com o falcoeiro Mexicano Russel Salazar, que nos mostra a sua prática da falcoaria e fala um pouco da falcoaria no México.

Alessandro Bijjeni é médico veterinário em São Paulo na Clínica Exotic Pets, atuando exclusivamente com Animais silvestres e exóticos, trabalhando com clínica médica, cirúrgica, assistência a criadouros e Educação Ambiental. 

Jeremy é autor do livro “The passage Merlin”, falcoeiro há 20 anos já voou todas as três subespécies de Merlin da América do Norte, e nos conta tudo sobre o encontro Utah Merlin Meet, dedicado à microfalcoaria, que ocorre anualmente em Utah, EUA.

Zootecnista, treinador de animais e fotógrafo, é proprietário da Agência Animal Legal. De personalidade forte e polêmica, ele nos conta como é seu trabalho com aves de rapina.

Fotógrafa, apaixonada por animais, especialmente por Corujas, Zoraide é proprietária da Agência Animal legal, juntamente com seu marido Wagner Ávila. Ela nos conta como os animais mudaram a sua vida para melhor.

Brandon nasceu originalmente em Bangkok, Tailândia, cresceu no Havaí e viveu no sul da Califórnia, onde aprendeu sobre a falcoaria. Tatuador que conheceu a falcoaria há 20 anos, hoje usa seu conhecimento dos voos das aves para criar esculturas realistas de aves de rapina.

Aves de rapina, serpentes e demais predadores sofrem com o preconceito. A educação ambiental realizada por Thiago Angeli e Sandra Sakamoto desmistifica esses preconceitos e levam, até mesmo a detentos, animais exóticos para ensinar e ajudar a construir um futuro melhor e mais sustentável. 

No Cazaquistão a cultura de voar águias douradas é uma das formas mais fascinantes de se praticar a falcoaria. Para saber mais sobre estes fascinantes caçadores com águias, hoje a entrevista é com Bakyt Karnakbayev, o Representante para a Ásia Central na IAF

Com 12 anos de experiência na Buriki Ambiental, André Costa nos conta como ele teve o primeiro contato com a falcoaria, e como hoje se dedica à educação ambiental.

Ramon Ponce é o organizador do primeiro encontro nacional de Baixo voo, em Copandaro de Galeana, no estado de Michoacán, México. Ele nos conta tudo sobre o evento, na sua entrevista.

André Harms Schuarts nasceu e cresceu em Curitiba no paraná, cursou zootecnia na UFPR, é casado com a bióloga Renata Schuarts, e são hoje os proprietários do Criatório Paradijs Vogel que comercializa diversas espécies de aves exóticas e silvestres, incluindo várias espécies de corujas.

André Schuarts - Criatório Paradjis Vogel

Saiba sobre o projeto Barn owl : Projeto de controle de pragas natural com corujas de igreja (Tyto alba javanica) do clube RAPTOR CLUB INDONESIA, na entrevista de Bobby Suhartanto.

Entrevista com Jefferson Silva e Luiz Ribenboim, sobre o livro Corujas do Brasil, com informações sobre 22 das 23  espécies registradas até o momento no Brasil, e informações sobre cada espécie, sua distribuição geográfica, voz, comportamento, reprodução, habitat, dieta e status de conservação.

IMG-20180613-WA0020.jpg

O Biólogo e Falcoeiro brasileiro Alexandre Crisci nos conta a sua experiência no Perú, onde ficou por um ano aprendendo Falcoaria com o Falcoeiro Peruano Denis Cisneros Alcazar.

Novo criatório comercial de Aves de Rapina - CEPAR. Entrevista com o proprietário Junior Abreu.

cepar.jpeg
tatiana e raul.jpg

Saiba como é a falcoaria no Paraguai e sobre a primeira águia dourada do país, usada no controle de Fauna.

Sanjay Veiga é um biólogo formado pela universidade Estadual Vale do Acaraú e mestre em Levantamento de enterobactérias em Falcões peregrinos de vida livre. Nordestino de Fortaleza, Ceará, foi o pioneiro na falcoaria de seu estado.

sanjay.jpg
geiser.jpg

Geiser é guia de observadores e fotógrafos de natureza no Brasil. Ele nos conta como foi a experiência de monitorar um ninho de gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) ao lado do PETAR, no sul do estado de São Paulo, dentro do município de Iporanga-SP.

Saiba tudo sobre Birdwatching e sua participação no livro

“Corujas no Brasil” na entrevista de Norton Santos.

norton.jpg
china.jpg

Para saber mais sobre a Falcoaria na china eu entrevistei o falcoeiro Baoyong Zhang, secretario geral da associação chinesa de falcoaria China Tian Dao, criada em 2016.

Para saber como é a Falcoaria no Perú, leia a entrevista de Denis Cisneros, falcoeiro de Mirasflores, um dos distritos que fazem parte da província de Lima, Peru.

cisneros.jpg
bernardo.jpg

Saiba como é viver cercado de animais silvestres e exóticos, na entrevista com Bernardo Pietro.

De bruxas à amigas dos fazendeiros. Saiba como as corujas de igreja estão ajudando no controle de fauna natural no cultivo do arroz, na Indonésia.

tyto rci.jpeg
gustavo pinto.jpg

Birdwatching aliado à preservação das corujas mocho dos Banhados. Saiba como é este projeto em Americana - São Paulo.

Muito mais do que ensinar manejo e treinamento, Anna Sanchez nos ensina a compreender a mente das corujas, aves fascinantes e que exigem muita dedicação e sintonia para uma convivência perfeita.

ana sanchez.jpg